Topo

Venezuela amplia estado de exceção a mais 4 cidades na divisa com a Colômbia

01/09/2015 17h24

Caracas, 1 set (EFE).- O governo da Venezuela anunciou nesta terça-feira a ampliação do estado de exceção para outros quatro municípios do estado de Táchira, que faz divisa com a Colômbia, onde o presidente do país, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento da fronteira no dia 19 de agosto.

O decreto divulgado hoje no Diário Oficial determina o "estado de exceção nos municípios de Lobatera, Panamericano, García de Hevia e Ayachucho, a fim de que o Estado disponha das medidas oportunas que permitam atender eficazmente a situação conjuntural".

O estado de exceção será mantido por 60 dias, com possibilidade de ampliação por mais outros 60. Para entrar em vigor, no entanto, a medida precisa ser aprovada pela Assembleia Nacional e pelo Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela.

O texto do decreto é quase idêntico ao que informou sobre o estabelecimento do estado de exceção em outros seis municípios de Táchira que também fazem fronteira com a Colômbia.

As quatro cidades citadas no decreto publicado hoje estão com as passagens para a Colômbia fechadas há duas semanas, dentro da luta que o governo venezuelano mantém contra o crime organizado e o contrabando na região.

Maduro ordenou o fechamento desse trecho da fronteira com a Colômbia no dia 19 de agosto, inicialmente em seis municípios de Táchira, após um ataque de supostos contrabandistas que deixou três militares e um civil feridos. Depois, estendeu a determinação para as quatro cidades onde foi declarado o estado de exceção hoje.