Conteúdo publicado há 1 mês

Santa Catarina: Número de cidades em emergência após chuvas sobe para 10

Subiu para dez o número de municípios em emergência em Santa Catarina após as chuvas que atingem o estado há mais de uma semana.

O que aconteceu

Rio do Oeste e Botuverá decretaram situação de emergência, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de SC na noite desta segunda-feira (20). Além dos dois, os seguintes municípios estão em emergência: Rio do Sul, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá.

Número de desalojados caiu de 271 para 82. Segundo a Defesa Civil, isso acontece porque as pessoas voltam às suas casas após o nível da água baixar. Ainda há 622 desabrigados. Rio do Sul registra o maior número de desabrigados, com 431 pessoas. Na sequência aparecem: Rio do Oeste (73), Lontras (41), Presidente Getúlio (40), Agronômica (27), Blumenau (10).

Nos últimos três dias, os acumulados de chuva ultrapassaram os 230 milímetros. Os municípios com maiores volumes foram: Vidal Ramos (233,4 mm), Rio do Sul (217,9 mm), Lontras (213,7 mm), Botuverá (197,1 mm), e Taió (195,4 mm).

24 municípios registraram ocorrências relacionadas a temporais. Desde a última quinta-feira (16), a Defesa Civil alerta para chuvas persistentes e volumosas em diversas regiões do estado, com risco de alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e inundações.

Defesa Civil destaca ocorrências nos municípios de Rio do Sul, Presidente Getúlio, São João do Sul e Rio do Oeste. Em Rio do Sul, cidade com maior número de desabrigados, houve transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador. Houve uma queda de muro no bairro Barragem, colocando uma residência em risco, além de ruas do bairro Canoas com alagamento e o túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas está interrompido. O nível do rio Itajaí, em Rio do Oeste, reduziu de 11,3mm para 8,55mm.

Volume de chuva

Volume de chuva registrado em três dias em SC é maior do que o esperado para todo o mês de maio, segundo a Defesa Civil. Nos últimos três dias, os acumulados de chuva no estado ultrapassaram a casa dos 230 mm. O volume é 100 mm acima da média esperada para todo o mês de maio.

Municípios que mais receberam volume de chuva foram: Vidal Ramos, que registrou 233,4 mm; Rio do Sul, com 217,9 mm; Lontras, com 213,7 mm; Botuverá, com 197,1 mm; e Taió, com 195,4 mm.

Continua após a publicidade

Semana inicia com tempo firme, mas deve ter chuva e frio

Formação de uma massa de ar frio mantém o tempo ensolarado, com pouca variação de nebulosidade, manhãs frias e tardes amenas. Segundo a Defesa Civil de SC, as condições começam a mudar na quinta-feira (23), com a formação de uma frente fria. São esperados ventos de norte a noroeste, com velocidades médias por volta de 30 km/h e rajadas entre 50 e 70 km/h.

Temporais e chuva intensa nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. No final da noite de quinta-feira podem ocorrer chuvas fortes no Grande Oeste do estado e os temporais devem avançar para as demais regiões. Entre a madrugada e manhã de sexta-feira (24), o sistema deve atingir as regiões do Meio Oeste e planaltos, avançando para o litoral até o início da tarde.

Alagamentos e enxurradas. Essas situações são esperadas na região do Grande Oeste e Planalto Sul.

Queda de temperatura e frio. A sexta-feira termina com a entrada de mais uma massa de ar seca e fria na região, com queda acentuada das temperaturas e sensação de frio.

Litoral pode ter ressaca e ondas de 3 metros. Nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, podem ser registradas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h. Como resultado, espera-se agitação marítima, com ondas de até 3 metros, risco de ressaca e alagamentos costeiros, devido à elevação da maré. População deve evitar atividades de navegação e pesca, e esportes náuticos.

Continua após a publicidade

Vítimas das chuvas

Um homem está desaparecido em Bom Jardim da Serra. Um carro com três trabalhadores foi arrastado pelas águas quando tentavam atravessar a ponte do Rio das Contas. Dois deles saíram pela janela e se seguraram em um baú que se soltou da caminhonete. O terceiro foi arrastado e não foi mais visto, informou os bombeiros.

Desde sábado (18), 28 pessoas foram resgatadas em Rio do Sul. Elas tiveram suas casas atingidas pela elevação do nível da água, e uma delas precisou ser levada ao hospital.

Um homem de 59 anos e seu carro caíram no rio Itajaí-Açu. Ele foi encontrado às margens do rio, em Agronômica, e foi levado para uma unidade hospitalar.

Até a última atualização, Santa Catarina tinha uma morte em decorrência de recentes chuvas. Um idoso de 61 anos morreu após ter o veículo arrastado no dia 2 de maio e foi encontrado no rio Capelinha.

Deixe seu comentário

Só para assinantes