Topo

Oktoberfest de Munique recolherá fundos para crianças refugiadas

Em Berlim

14/09/2015 10h11

A Oktoberfest, grande festa da cerveja de Munique que abrirá suas portas no próximo fim de semana, recolherá fundos para atender crianças refugiadas que chegaram à Alemanha nos últimos dias, especialmente na capital bávara.

Fontes da entidade Caritas e da arquidiocese de Munique anunciaram nesta segunda-feira uma iniciativa para que pelo menos mil dos tradicionais corações que são consumidos na festa levem mensagens a favor da tolerância e que sua arrecadação se destine a esse grupo de pessoas.

Munique se transformou nos últimos dias no principal destino dos solicitantes de asilo que, após sair da Hungria e atravessar a Áustria, chegaram à Alemanha com intenção de serem amparados nesse país.

O fluxo dos solicitantes - até 12.000, só no sábado - transbordou no fim de semana passado a capacidade de atendimento das autoridades locais, que se declararam saturadas, já que tanto a estação central de ferrovias e outras dependências improvisadas para seu acolhimento ficaram abarrotadas.

O vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, aumentou hoje para um milhão de pessoas a previsão de seu governo no que concerne à chegada de refugiados ao país em 2015, depois que nas últimas semanas já tivesse subido a estimativa para cerca de 800.000 solicitantes.

Berlim decidiu ontem restabelecer temporariamente os controles em suas fronteiras, perante a chegada de milhares de refugiados da Áustria e no meio das crescentes pressões sobre a chanceler Angela Merkel por parte da União Social-Cristã da Baviera (CSU), partido ligado a suas fileiras conservadoras.

O fechamento temporário das fronteiras, segundo Berlim, se justifica por motivos de segurança e foi qualificado de necessário para conter os fluxos de solicitantes de asilo e voltar a contar com um procedimento ordenado na fronteira.

Simultaneamente se acelerou o transporte de milhares de refugiados para outros estados federados em trens especiais ou até mesmo em ferrovias regulares de alta velocidade, para tentar descongestionar a situação em Munique.