Topo

Coreias convocam reunião de alto nível para aproximar relações

27/11/2015 03h03

Seul, 27 nov (EFE).- As Coreias do Norte e do Sul fecharam acordo nesta sexta-feira para realizar uma reunião entre funcionários de alto nível no próximo dia 11 para solucionar assuntos pendentes e buscar formas de melhorar as relações bilaterais.

Após uma longa reunião que se prolongou por cerca de 12 horas e terminou já na madrugada de hoje, representantes dos dois governos estipularam a data do próximo encontro, que acontecerá no complexo industrial de Kaesong, situado na região sudoeste da Coreia do Norte.

Os representantes das duas Coreias na reunião do dia 11 terão o nível de vice-ministros, indicou à Agência Efe uma porta-voz do Ministério da Unificação de Seul, ao contrário da última reunião de finais de agosto que foi em nível de ministros.

No encontro preparatório realizado ontem, os funcionários das duas Coreias puseram sobre a mesa alguns assuntos que previsivelmente serão abordados na próxima reunião de alto nível.

A delegação da Coreia do Sul insistiu na urgência de se organizar mais encontros entre familiares separados pela Guerra da Coreia, como o que aconteceu em outubro e que permitiu que integrantes de quase 200 famílias voltassem a ver seus parentes após seis décadas de separação.

Pyongyang, por sua vez, destacou a necessidade de se resgatar o projeto turístico do monte Kumgang, que permitia aos sul-coreanos viajar para um resort no país vizinho até que o programa foi suspenso em 2008, depois que um soldado norte-coreano matou a tiros uma turista do Sul.

Em todo caso, Norte e Sul não traçaram uma agenda específica para a próxima reunião de vice-ministros, na qual buscarão, segundo a porta-voz do Ministério da Unificação, "melhorar as relações bilaterais com base no acordo de 25 de agosto".

Naquele dia, representantes do alto escalão dos governos das Coreias do Norte e do Sul acordaram em um histórico encontro encerrar um perigoso episódio de tensão militar, ocorrido nos dias anteriores, e trabalhar no futuro próximo para aproximar os laços e abrir uma etapa de paz duradoura.

Espera-se que o próximo diálogo de alto nível seja um passo importante nas relações entre Norte e Sul, que se encontram tecnicamente em conflito, já que a Guerra da Coreia terminou com um armistício que jamais foi substituído por um tratado de paz definitivo.