Topo

Cruz rebate Trump e diz que pode ser presidente mesmo tendo nascido no Canadá

Local de nascimento de Ted Cruz (à dir.) foi tema de discussão com Donald Trump - Scott Olson/Getty Images/AFP
Local de nascimento de Ted Cruz (à dir.) foi tema de discussão com Donald Trump Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Em Washington

15/01/2016 02h19

O senador Ted Cruz defendeu nesta quinta-feira (14) no debate de pré-candidatos presidenciais republicanos que pode ser presidente apesar de ter nascido no Canadá e criticou Donald Trump, ao afirmar que o magnata trouxe esse tema à tona porque está caindo nas pesquisas.

Cruz, cujo pai é cubano, disse que é americano de nascimento, pois é filho de uma mãe americana, mesmo tendo nascido no Canadá, algo que abriu as discussões sobre a possibilidade de o senador ser candidato a presidente.

"Trump disse no passado que não via problema que eu tivesse nascido no exterior após consultar seus advogados. Mas, agora, seus números nas pesquisas estão caindo", afirmou Cruz.

O senador, que tem ligeira vantagem sobre Trump em Iowa, o primeiro estado do processo de primárias para vencer a indicação do partido, disse que sua elegibilidade está apoiada por especialistas constitucionais e por precedentes como a candidatura do senador John McCain, em 2008, que nasceu no Panamá.

"Devemos focar em outras coisas, como em quem está preparado para ser o comandante-em-chefe. Não vou seguir conselhos legais de Trump", assegurou Cruz.

Trump disse que decidiu trazer à tona a questão do nascimento de Cruz no Canadá porque teme um processo dos democratas se o senador for escolhido como o candidato republicano para as eleições de novembro.

A troca de acusações entre os favoritos para o caucus de Iowa em fevereiro era um dos pontos mais esperados no debate de hoje.

Trump também garantiu que as últimas pesquisas voltam a estar em seu favor em Iowa, apesar de Cruz ser o favorito para ganhar essa primeira eleição das primárias.