Topo

China "lamenta" que Coreia do Norte tenha lançado foguete de longo alcance

07/02/2016 04h28

Pequim, 7 fev (EFE).- A China, maior aliado da Coreia do Norte, "lamentou" neste domingo que o regime de Kim Jong-un tenha lançado um foguete de longo alcance, que parte da comunidade internacional considera um teste balístico secreto, embora segundo Pyongyang tenha dito que era para um satélite pôr em órbita.

Em um breve comunicado publicado pela agência oficial "Xinhua", a China ressalta que é a primeira vez desde dezembro de 2012 que a Coreia do Norte realiza um teste similar, e que resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem Pyongyang que realize qualquer teste com tecnologia de mísseis.

A reação de Pequim é, por enquanto, muito menos firme que a dos EUA, que afirmaram que tomarão "todas as medidas necessárias", apesar do presidente da China, Xi Jinping, ter reafirmado em uma conversa por telefone com seu colega, Barack Obama, seu compromisso com a desnuclearização da Coreia do Norte, segundo informou no sábado a "CCTV".

Além de com Obama, Xi teve outra conversa por telefone com sua colega sul-coreana, Park Geun-hye, para discutir a situação na península.