Topo

Uruguai entrega presidência temporária da Unasul à Venezuela

23/04/2016 16h42

Quito, 23 abril (EFE).- O chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, entregou neste sábado, em Quito, a sua colega da Venezuela, Delcy Rodríguez, a presidência temporária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para o período de um ano.

A cerimônia de transferência aconteceu na Reunião Ordinária de Chanceleres do grupo realizada na sede de sua Secretária-geral, em Quito. O encontro substituiu a Cúpula de presidentes, postergada pelo terremoto que há uma semana castigou a costa norte do Equador e que, até o momento, deixou 646 mortos e mais de 12 mil feridos.

O secretário-geral de Unasul, o colombiano Ernesto Samper, destacou a importância desta reunião em Quito, em um momento em que o Equador precisa de apoio pelo desastre causado pelo terremoto. Ele afirmou que a Unasul está prestes a publicar um manual de manejo de desastres e lembrou que, além do Equador, Uruguai e Chile sofreram nos últimos tempos desastres naturais. Por isso, destacou que esta reunião de chanceleres era também uma reunião de solidariedade com as vítimas do terremoto no Equador, o tornado no Uruguai e as inundações no Chile.

Na reunião de Quito participaram cinco chanceleres, quatro vice-chanceleres e três secretários de Relações Exteriores.