Topo

Coreia do Norte realiza grande cerimônia após Congresso do PTC

10/05/2016 04h01

(Atualiza com detalhes de desfile e com as novas nomeações ao término do Congresso).

Pyongyang, 10 mai (EFE).- O regime da Coreia do Norte organizou nesta terça-feira uma grande cerimônia na capital Pyongyang para celebrar as conquistas do país e cerrar fileiras em torno do líder Kim Jong-un, um dia depois da conclusão do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC).

Milhares de pessoas entre civis e militares compareceram à Praça Kim Il-sung da capital, na qual costumam acontecer eventos deste tipo e onde o líder permaneceu de pé no camarote ao lado das principais autoridades do regime, em um evento transmitido ao vivo pela televisão estatal "KCTV".

Kim Yong-nam, de 88 anos, presidente da Assembleia Popular Suprema (parlamento) e chefe de Estado honorário do país, pronunciou um primeiro discurso no qual não poupou elogios aos dirigentes da dinastia Kim e ao progresso econômico e militar do país.

A multidão disposta em blocos na praça, decorada com os símbolos do partido - a foice, o martelo e o pincel - e cartazes de propaganda, aplaudiu com fervor o discurso.

Depois, começou um grande desfile em que grandes grupos de cidadãos carregavam estátuas em miniatura dos antigos líderes da dinastia Kim e cartazes com reverências a Kim Jong-un e de apoio a sua política "byeongin", que consiste em promover o desenvolvimento econômico e de armas nucleares ao mesmo tempo.

No final do evento, o "líder supremo" reverenciou e aplaudiu as pessoas do camarote antes de se retirar com outras autoridades.

O desfile encerrou o Congresso do PTC, o primeiro em 36 anos e também o primeiro sob o comando de Kim Jong-un, que chegou ao poder em 2011 quando tinha menos de 30 anos.

O Congresso serviu para fortalecer o papel de Kim dentro do regime e a linha "Byeongjin" de desenvolvimento econômico e nuclear promulgada desde 2013.

Além disso, o Kim Jong-un foi nomeado presidente do PTC, um cargo que foi criado especificamente para ele, pois até agora ocupava o posto de primeiro-secretário.

A irmã de Kim, por sua vez, passou a fazer parte da lista de 129 membros do comitê central do PTC, mas não foi designada com um cargo de maior importância, tal como esperavam alguns analistas.