Topo

Trump rejeita realizar debate com Sanders

27/05/2016 22h04

Washington, 27 mai (EFE).- O virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, rejeitou nesta sexta-feira realizar um debate na televisão com o pré-candidato presidencial democrata Bernie Sanders, dois dias depois de ter se mostrado aberto a isso.

Na quarta-feira à noite, durante uma entrevista no programa de Jimmy Kimmel, Trump se declarou disposto a participar em um frente a frente com o senador Sanders, sempre que os lucros do debate fossem para alguma organização ou iniciativa benéfica.

Mas hoje, em comunicado divulgado por sua campanha, o polêmico empresário disse que, visto que desde quinta-feira tem assegurada a candidatura presidencial republicana com o apoio dos 1.237 delegados necessários, seria "inadequado" fazer um debate com Sanders.

Assim, Trump disse que vai esperar para debater com quem conseguir o "primeiro lugar" na disputa pela indicação presidencial democrata, "provavelmente" a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Enquanto isso, após ter declarado desde o princípio sua disposição a debater com Trump, Sanders emitiu hoje um comunicado no qual afirmou que espera que o magnata mude de novo de opinião, porque há "várias redes" de televisão que se ofereceram para organizar o evento e "doar fundos" para causas benéficas.

Sanders enfatizou que, em "praticamente todas" as pesquisas nacionais sobre intenções de voto para as eleições de novembro, ele vence Trump, "às vezes por margens muito grandes", portanto, os americanos deveriam ter direito a ver um debate entre ambos.

Embora seja improvável que Sanders ganhe a candidatura presidencial democrata de Hillary, prometeu permanecer na disputa até a convenção de que o partido realizará em julho na Filadélfia. EFE

mb/ma