Topo

Kerry e Lavrov não aparecem em tradicional foto do conselho anual da OSCE

08/12/2016 15h39

Hamburgo (Alemanha), 8 dez (EFE).- A foto do conselho da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), reunido nesta quinta-feira em Hamburgo, ficou marcada pela ausência de duas de suas principais figuras, o secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

A foto foi tirada depois da primeira sessão de trabalho, ao lado da árvore do Natal adornada no mítico hotel Atlantic da cidade alemã.

A ausência de Kerry, que foi embora após a conclusão da primeira reunião, e de Lavrov, ocupado em diversas entrevistas, põe em evidência, de forma metafórica, as contradições da reunião.

A Síria -e em particular a possibilidade de uma trégua para Aleppo- centra todas as conversas, apesar da questão não aparecer na agenda oficial, que por questão de competências se limita a assuntos de segurança europeia como o conflito no leste da Ucrânia.

Além disso, apesar da insistência de todos os participantes ressaltarem em seus discursos, transmitidos ao vivo, a importância da OSCE como instrumento multilateral para a solução de conflitos, a negociação em torno de Síria aconteceu de forma exclusivamente bilateral.

Kerry e Lavrov se reuniram em Hamburgo a portas fechadas em duas ocasiões com o objetivo de fixar as bases para que se possa assinar um cessar-fogo humanitário em Aleppo depois que as forças do regime sírio retomarem todos os bairros que desde 2012 estavam em mãos dos rebeldes.

Além de Kerry e Lavrov, outros 48 ministros das Relações Exteriores foram a Hamburgo para a reunião da OSCE, entre os quais se encontra o espanhol, Alfonso Dastis.