Topo

EUA lançam ataque contra milícia jihadista Al Shabab na Somália

11/06/2017 14h33

Washington, 11 jun (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou neste domingo um ataque contra a milícia jihadista Al Shabab na Somália em coordenação com seus aliados regionais como "resposta direta" para suas ações, incluídos os "recentes ataques às forças somalis".

Em comunicado, o Pentágono não ofereceu detalhes sobre o ataque, apenas que o mesmo aconteceu cerca de 297,7 quilômetros a sudoeste de Mogadíscio, a capital da Somália, e o horário do mesmo.

"Em 11 de junho, aproximadamente às 2h no horário do leste dos EUA (3h de Brasília), o Departamento de Defesa fez um ataque contra o Al Shabab na Somália", afirmou na nota a porta-voz-chefe do Pentágono, Dana W. White.

O ataque aconteceu "com a autorização aprovada pelo presidente em março de 2017, que permite ao Departamento de Defesa efetuar ações legais contra o Al Shabab dentro de uma área definida de atividades hostis em apoio às forças aliadas na Somália", diz a nota.

"Seguimos comprometidos a trabalhar com nossos parceiros somalis e aliados para desmantelar sistematicamente o Al Shabab e ajudar a conseguir estabilidade e segurança na região", acrescentou Dana W. White.

No dia 8 de junho, dezenas de soldados somalis morreram em uma ofensiva do Al Shabab contra uma base do exército na região semiautônoma de Puntland, no nordeste do país.

O Al Shabab - que em 2012 aderiu formalmente a Al Qaeda - e outras milícias armadas lutam contra as tropas do exército somali pelo controle do território deste país do Chifre da África, que vive em um estado de guerra e caos desde a queda do ditador Mohamed Siad Barré em 1991.

O ataque em 8 de junho da milícia contra o exército é o segundo realizado nas últimas semanas por jihadistas na região de Bossasso, a cidade mais populosa de Puntland e seu principal núcleo de atividade comercial.