Topo

Trump chega ao Japão para iniciar viagem pela Ásia

Trump, com a primeira-dama, Melania, acenam para tropas em base americana em Tóquio - Eugene Hoshiko/AP Photo
Trump, com a primeira-dama, Melania, acenam para tropas em base americana em Tóquio Imagem: Eugene Hoshiko/AP Photo

Em Tóquio

04/11/2017 23h56

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou neste domingo (5) ao Japão para iniciar sua visita de dois dias ao país, primeira parada da sua ampla excursão pela Ásia.

O Air Force One no qual o presidente viajou procedente do Havaí aterrissou às 10h38 (horário local, 23h38 em Brasília) na base aérea americana de Yokota (oeste de Tóquio), onde foi recebido por uma comitiva da embaixada americana e pelas tropas deste país ali posiciondas.

"Aterrissarei em breve. Não posso esperar para me reunir com o nosso grande exército", disse Trump através da sua conta do Twitter antes de desembarcar e de realizar um discurso para as tropas de Yokota.

Trump desceu do Air Force One acompanhado da sua esposa, Melania Trump, e na pista de aterrissagem lhe deram as boas-vindas o embaixador americano no Japão, William Hagerty, e o ministro de Exteriores japonês, Taro Kono.

O presidente americano se aproximou depois dos cerca de 2.000 soldados americanos da base e de seus familiares que aguardavam sua chegada, e parou para conversar e tirar fotos com alguns deles.

Depois da sua visita às instalações militares, que conta com cerca de 14 mil soldados e uma extensão de sete quilômetros quadrados, o presidente deve ir ao clube de golfe Kasumigaseki Country Clube de Saitama (norte de Tóquio), onde o espera o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Trump lanchará neste clube junto com Abe e o golfista japonês Hideki Matsuyama, atual número quatro na classificação mundial, e em seguida os três disputarão uma rodada de golfe, segundo a agenda oficial.

O presidente deve jantar esta noite num restaurante da capital junto com Abe e suas respectivas mulheres, e na segunda-feira participar de sua cúpula com o primeiro-ministro do Japão. Depois se reunirá também com os imperadores Akihito e Michiko, entre outros atos.