Topo

Duterte diz na cúpula da Asean que terrorismo ameaça a paz na Ásia

Presidentes americano e filipino se encontraram nesta segunda-feira (13) - Rolex dela Pena/via AP
Presidentes americano e filipino se encontraram nesta segunda-feira (13) Imagem: Rolex dela Pena/via AP

13/11/2017 05h48

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou nesta segunda-feira que o terrorismo ameaça a paz na Ásia, durante um discurso dentro das reuniões da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Manila.

Em um ato com líderes de mais de uma dúzia de países da Ásia, América, Europa e Oceania, o presidente filipino também mencionou a pirataria marítima, o tráfico de drogas e a migração como alguns dos temas a serem tratados nas reuniões de hoje e amanhã.

"O jihadismo e o narcotráfico põem em perigo a prosperidade econômica e a integridade das instituições e, o que é mais importante, a segurança da nossa gente", ressaltou Duterte.

Jihadistas do Estado Islâmico (EI) ocuparam entre maio e outubro deste ano a cidade de Marawi, no sul da Filipinas, e esse grupo terrorista conta com seguidores em Indonésia e Malásia, dois países de maioria muçulmana na Asean.

O presidente filipino anunciou que ao longo destas reuniões a Asean assinará um acordo para a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores imigrantes para garantir sua proteção social e seu acesso à justiça.