Topo

EUA elogiam decisão da Guatemala de transferir embaixada para Jerusalém

25/12/2017 15h32

Guatemala, 25 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos aplaudiu nesta segunda-feira a decisão da Guatemala de transferir a embaixada do país em Israel, atualmente localizada em Tel Aviv, para Jerusalém e a classificou a medida como "histórica".

"Aplaudimos a decisão histórica do presidente Jimmy Morales e do governo da Guatemala de transferir a sua embaixada em Israel para a cidade de Jerusalém", publicou a embaixada americana no Twitter.

O presidente guatemalteco anunciou a decisão na noite de domingo nas redes sociais, dizendo inclusive que já havia conversado com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

"Querido povo da Guatemala, hoje conversei com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Falamos das excelentes relações que tivemos como nações desde que a Guatemala apoiou a criação do Estado de Israel e um dos assuntos de maior relevância foi o retorno da embaixada da Guatemala a Jerusalém", publicou Morales.

Na semana passada, Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau e Togo se alinharam a Estados Unidos e Israel para reconhecer Jerusalém como capital israelense.