Topo

Australiano desaparecido na Coreia do Norte está em segurança na China

Estudante australiano Alek Sigley, 29, que foi preso na Coreia do Norte, foi para Pequim, na China - Jason Lee/ Reuters
Estudante australiano Alek Sigley, 29, que foi preso na Coreia do Norte, foi para Pequim, na China Imagem: Jason Lee/ Reuters

04/07/2019 04h27

O estudante australiano desaparecido há duas semanas na Coreia do Norte, Alek Sigley, está seguro na China, após ser liberado pelas autoridades de Pyongyang, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pelo primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison.

"Sabemos que ele está seguro", disse Morrison, no Parlamento em Camberra.

Segundo o portal "NK News", especializado em informações sobre a Coreia do Norte, Sigley está na China e deve viajar ao longo do dia para Tóquio.

Sigley, estudante universitário de literatura em Pyongyang de 29 anos, filho de pai australiano e mãe chinesa, foi posto em liberdade após a mediação da diplomacia sueca.

"As autoridades suecas nos informaram que se reuniram com altos funcionários da Coreia do Norte e levantaram a questão do desaparecimento de Alek", disse o premier.

"Fomos informados que a Coreia do Norte o colocou em liberdade e que saiu do país, e posso confirmar que chegou a salvo", acrescentou.

A família do universitário deu o alerta sobre seu desaparecimento no dia 27 de junho, após não conseguir falar com ele através do aplicativo de mensagens "WhatsApp" como era "habitual".

Sigley também atuava em uma empresa turística especializada em visitas culturais à Coreia do Norte e na sua conta do Twitter detalhava sua vida como estudante em Pyongyang desde o final do ano passado.

Seu último tweet, do dia 24, faz referência ao famoso hotel Ryugyong, um gigantesco alojamento inacabado que começou a ser construído na capital norte-coreana no final da década de 1980 e do qual tirou algumas fotos da parte externa.