Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS: mundo tem 2,07 milhões de casos do novo coronavírus e 139 mil mortes

Coronavírus: Caixões são posicionados em estacionamento de Barcelona - David Ramos/Getty Images
Coronavírus: Caixões são posicionados em estacionamento de Barcelona Imagem: David Ramos/Getty Images

em Genebra (Suíça)

17/04/2020 18h59

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo chegou a 2,07 milhões, e o de mortes pela covid-19 a 139.378, segundo dados confirmados hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O total de casos aumentou em 84 mil de ontem para hoje, o que mostra um ritmo diário de contágios maior que o dos últimos quatro dias, quando foi de cerca de 70 mil por dia.

A mesma tendência crescente pode ser observada no número de mortes. Foram contabilizadas 8,5 mil desde quinta-feira, e com isso foi a primeira vez, segundo estatísticas da OMS, que o número de óbitos em um só dia ultrapassou 8 mil desde o início da pandemia.

O aumento também pode ser visto nos gráficos de novas infecções nos dois continentes mais afetados, Europa (1,05 milhão) e Américas (743 mil). Ambos permanecem com média de mais de 30 mil novos casos por dia nos últimos dias, concentrando quase 80% do total confirmado em todo o planeta.

Estados Unidos, Espanha, Itália, França, Alemanha e Reino Unido, nessa ordem, continuam a ser os países mais afetados pela pandemia em termos do número de casos confirmados, sendo os únicos onde a barreira dos 100 mil casos foi ultrapassada.

De acordo com os números das autoridades de saúde nacionais, que são ligeiramente superiores aos da OMS, mais de 560 mil pacientes se recuperaram da covid-19 em todo o mundo, e 56 mil estão internados em estado grave ou gravíssimo.