Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália inclui mais 4 países em sua lista de testes obrigatórios

19.jun.2020 - Pessoas tirando foto na fonte de Trevi, na Itália, durante a pandemia do novo coronavírus - Corbis via Getty Images
19.jun.2020 - Pessoas tirando foto na fonte de Trevi, na Itália, durante a pandemia do novo coronavírus Imagem: Corbis via Getty Images

08/10/2020 14h04

A Itália obrigará a partir desta quinta-feira a realização de testes para detectar o novo coronavírus a todos os que chegarem da Bélgica, Holanda, Reino Unido e República Tcheca, informou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, em suas redes sociais.

"O número de infecções está aumentando em toda a Europa e, claro, também na Itália. Por isso, hoje estendemos o estado de emergência até 31 de janeiro e introduzimos a obrigação do uso de máscaras mesmo ao ar livre. Também assinei uma portaria que inclui exames para quem chega da Bélgica, Holanda, Reino Unido e República Tcheca. Hoje, mais do que nunca, a contribuição de todos é importante para deter o vírus", escreveu.

Estes países somam-se àqueles que já eram obrigatórios os testes à chegada à Itália, que são Espanha, Malta, Grécia e Croácia.

Essas novas medidas, como o uso obrigatório de máscara em todos os momentos, surgem no momento em que os casos na Itália disparam.

O país registrou 3.678 infecções por coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número desde meados de abril em confinamento total, e 31 pessoas morreram.

Para verificar um aumento semelhante de novos casos, é necessário voltar aos 3.786 em 16 de abril, embora, por outro lado, tenham sido realizados muitos mais testes de diagnósticos do que o normal, mais de 125 mil, o que permite encontrar mais casos positivos.

No país, 62.576 pessoas permanecem doentes com Covid-19, embora a grande maioria permaneça em casa com sintomas leves ou sem eles. Ao todo, 235.303 pessoas, 1.204 a mais que na terça-feira, já tiveram alta.

Ontem, o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, explicou que "as máscaras devem ser sempre usadas, exceto quando se está em situação de solidão absoluta, por exemplo, se vive isolado nas montanhas".

Há exceções, crianças de até 6 anos não precisam usar, nem pessoas com patologias ou deficiências incompatíveis com o uso de máscaras ou durante as atividades esportivas.

Conte indicou que o país não intervém na vida privada das pessoas quando elas estão em casa, mas recomenda que usem a máscara também quando houver reuniões com parentes que não moram sob o mesmo teto.