Ferrari F12 Berlinetta chega em março de 2013

Carsale

Modelo de passeio mais rápido de todos os tempos, fabricado pela marca italiana, chega aos 340 km/h


Sete meses. Este é o tempo que falta para a Ferrari F12 Berlinetta desembarcar no Brasil. O modelo de passeio mais rápido de todos os tempos já fabricado pela marca italiana deverá chegar ao País custando cerca de R$ 2 milhões. Quem acreditava que poderia matar a curiosidade e ver de perto o lançamento na 27ª  edição do Salão do Automóvel de São Paulo, no próximo mês de outubro, terá que se conformar com a ausência da marca no evento. A Ferrari já confirmou que não participará da mostra – Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce também não vão (leia sobre o caso aqui). O que resta para os fãs é aguardar até março do próximo ano, mês em que a F12 Berlinetta fará sua estreia por aqui.

Enquanto isso, preparamos um dossiê com tudo o que você precisa saber sobre a Ferrari capaz de chegar aos 340 km/h. Mais potente, mais leve e com melhor aerodinâmica, a sucessora da 599 GTB Fiorano promete conquistar os apaixonados pela marca. Para oferecer uma performance acima dos outros modelos da casa de Maranello, o esportivo utiliza um motor de 12 cilindros em V, de 6.262 cm³. Este conjunto é capaz de gerar 740 cavalos de potência aos 8.250 rpm. Já o torque fica acima dos 73 kgfm, sendo que 80% do sua força é entregue a partir dos 2.500 giros. Mesmo com toda essa fúria, a Ferrari garante que a F12 Berlinetta possui consumo de combustível 30% inferior ao de sua antecessora.

Já a transmissão é automatizada F1 de dupla embreagem e sete marchas. Como o sistema possibilita que as trocas sejam feitas mais rápido do que qualquer ser humano é capaz, o resultado é que a F12 consegue fazer o ponteiro do velocímetro chegar aos 100 km/h em apenas 3,1 segundos. Algumas das ações tomadas pelos engenheiros da Ferrari para evoluir nos números de desempenho foram a redução da medida entre-eixos, passando para 2,72 metros. Com isso, a ideia é garantir mais agilidade na hora de encarar as curvas, garante a fabricante italiana. Outra informação é que 54% do peso do veículo está concentrado na parte de trás. Pesando 70 kg a menos que a GTB, o peso total da F12 é de 1.525 kg.


Outra informação curiosa é que a construção da carroceria e do chassi utiliza 12 tipos diferentes de ligas, com o objetivo de deixar a máquina mais leve. A Ferrari faz questão de destacar que o tempo de volta registrado no circuito de testes da marca, em Fiorano é de 1 minuto e 23 segundos.

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