Síria deixará monitores da Liga Árabe ficarem mais tempo no país


Por Ayman Samir

17 Jan (Reuters) - A Síria aceitará estender a missão da Liga Árabe para monitorar o cumprimento de um plano destinado a pôr fim a 10 meses de violência, mas se opõe ao aumento da amplitude de seu mandato, disse uma fonte árabe na terça-feira.

Uma equipe de observadores da Liga Árabe que está na Síria desde o final de dezembro deve relatar nesta semana que Damasco tem fracassado em implementar por completo o plano de paz árabe e os monitores têm relatado que a violência continua. O mandato da missão acaba na quinta-feira, e chanceleres árabes deve discutir o futuro da missão no dia 22 de janeiro.

"O resultado dos contatos que têm ocorrido ao longo da semana passada entre a Liga Árabe e a Síria afirmou que a Síria não rejeitará a renovação da missão de monitoramento árabe por outro mês... se os ministros das Relações Exteriores árabes pedirem por isso na próxima reunião", afirmou a fonte da Liga Árabe.

A fonte disse que China e Rússia pediram que o presidente sírio, Bashar al-Assad, aceite a ampliação da missão de monitoramento como forma de evitar uma escalada no nível internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos