Iêmen inicia preparativos para eleição presidencial


Por Mohammed Ghobari

SANAA, 6 Fev (Reuters) - O Iêmen iniciou uma campanha publicitária para fazer os cidadãos votarem na próxima eleição presidencial, disseram autoridades nesta segunda-feira, como parte de um acordo para facilitar a saída do presidente Ali Abdullah Saleh e tirar o país da beira da guerra civil.

Tendo o vice-presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi como o único candidato, autoridades iemenitas temem que um baixo comparecimento prejudique a legitimidade do homem que deve liderar o Iêmen durante um período transitório de dois anos, quando decisões cruciais, como reformas constitucionais, devem ser tomadas.

"Seu voto protege o Iêmen", dizia um pôster enorme pendurado na capital, Sanaa, mostrando uma mulher sorridente usando um véu rosa e colocando um voto em uma urna.

Abdul Wahhab al-Qudsi, o chefe das relações externas da comissão eleitoral, disse que os preparativos para a votação estavam em pleno andamento. "(Nosso) principal comitê foi a províncias diferentes e o subcomitê vai partir neste final de semana", disse à Reuters.

Será a primeira vez em 33 anos que um outro candidato, e não Saleh - agora nos Estados Unidos para tratar ferimentos recebidos em uma tentativa de assassinato no ano passado -, vai liderar o empobrecido Estado árabe, situado em rotas vitais de remessas de petróleo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos