Liga Árabe alerta que escalada na Síria pode causar guerra civil


CAIRO, 6 Fev (Reuters) - O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, disse nesta segunda-feira que o uso de artilharia pesada por parte do Exército sírio contra civis era uma escalada que levava o país para a guerra civil.

"Acompanhamos com grande ansiedade e irritação os acontecimentos em campo na Síria, e a escalada das operações militares na cidade de Homs e nas áreas rurais de Damasco, e o uso de armas pesadas das Forças Armadas sírias contra civis", disse Elaraby, em um comunicado.

No comunicado publicado pela agência de notícias estatal egípcia, Elaraby afirmou que a escalada conduzia a crise na Síria a uma "direção grave", acrescentando que empurrava "as condições em direção à guerra civil".

A Liga Árabe enviou uma missão de observação para a Síria para monitorar a implementação de um acordo intermediado pela entidade, o qual visava à suspensão da agitação no país, mas interrompeu a operação de monitoramento em 28 de janeiro devido à piora na violência.

Uma reunião com ministros árabes das Relações Exteriores para discutir a situação na Síria foi adiada em um dia, para 12 de fevereiro, disse a Liga em um comunicado separado nesta segunda-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos