Tempestade Isaac dirige-se para leste; Louisiana ainda sofre impacto
Por Tim Ghianni
NASHVILLE, Estados Unidos, 3 Set (Reuters) - À medida que o resquício do furacão Isaac movia-se para o leste, levando chuva para o feriado do Dia do Trabalho nesta segunda-feira, o impacto da tempestade ainda era sentido na Louisiana, onde mais de uma centena de milhares de pessoas ainda estavam sem energia.
A Entergy, a maior fornecedora de energia do Estado da Louisiana, informou que cerca de 160.000 casas e negócios as quais atende continuavam sem eletricidade, deixando-os sem ar condicionado sob temperaturas sufocantes.
A tempestade, que teve sua classificação de furacão rebaixada na semana passada, dirige-se ao longo do Vale de Ohio, atingido pela seca, e deve causar fortes chuvas nesta segunda.
Temporais e tempestades de trovões podem perturbar atividades ao ar livre durante o feriado, especialmente na segunda-feira à tarde e à noite, afirmou o meteorologista da AccuWeather.com Carl Erickson.
"As pessoas talvez consigam fazer alguns planos, mas terão de vigiar o céu", disse Erickson.
As tempestades provavelmente continuarão no nordeste ao longo do início da semana.
O presidente Barack Obama tem uma visita marcada no Estado de Louisiana nesta segunda-feira -- um dia antes do início da Convenção Nacional Democrata em Charlotte, na Carolina do Norte.
Isaac foi o primeiro furacão a atingir os EUA este ano e passou por Nova Orleans quase exatamente sete anos depois de o furacão Katrina devastar a cidade, causando aproximadamente 1.800 mortes em 2005.
Pelo menos cinco pessoas morreram na Louisiana e duas no Estado vizinho de Mississippi por causa do Isaac e ambos os locais sofreram com inundações generalizadas, afirmaram autoridades.
Por outro lado, o Isaac é encarado como uma benção para o cinturão agrícola do Meio-Oeste atingido pela seca, apesar de especialistas pontuarem que as chuvas vieram muito tarde para as plantações de milho e a maior parte da soja este ano.
(Reportagem adicional de Edith Honan)