Conflito por mina nacionalizada deixa 1 morto na Bolívia

LA PAZ, 18 Set (Reuters) - Um mineiro morreu e ao menos outras nove pessoas ficaram feridas na terça-feira em La Paz, após um violento conflito entre dois setores que disputam o controle de uma jazida recém nacionalizada pelo presidente Evo Morales, informou o governo boliviano.

Mineiros cooperativistas e trabalhadores sindicalizados da corporação estatal Comibol se enfrentaram usando dinamites e pedras em frente à sede da Federação de Mineiros.

A mina Colquiri de estanho e zinco, que era operada por uma filial do grupo suíço Glencore e foi nacionalizada em junho, soma perdas de mais de cinco milhões de dólares pela disputa entre os dois setores aliados de Morales.

O vice-ministro do Interior, Jorge Pérez, disse que o mineiro morto foi ferido após a explosão de dinamite.

"Lamentamos esta situação e como governo nacional convocamos as partes a acabar com estas atitudes extremistas, radicais, de posturas intransigentes", disse ele em entrevista coletiva.

Rádios locais informaram que após a confirmação da morte do trabalhador, seus companheiros do Sindicato de Trabalhadores Mineiros de Colquiri queimaram a sede dos cooperativistas.

Depois da nacionalização de Colquiri, a Glencore devolveu ao Estado a maioria acionária das outras duas minas que operam na Bolívia: Bolívar e Porco.

(Reportagem de Carlos A. Quiroga e David Mercado)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos