EUA proíbem 20 autoridades do Irã de viajar para assembleia da ONU
DUBAI, 22 Set (Reuters) - Os Estados Unidos se recusaram a fornecer o visto de entrada no país para cerca de 20 autoridades do governo iraniano, inclusive dois ministros, que pretendiam participar da Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, disse a agência de notícias iraniana Fars no sábado.
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, presença constante na assembleia, desde que tomou posse em 2005, fará seu discurso final em Nova York na quarta-feira e vai falar durante uma reunião sobre o "estado de direito" na segunda-feira.
Mas, dos cerca de 160 vistos requisitados pela delegação iraniana há dois meses, cerca de 20 foram negados, disse a Fars.
Não se sabe o motivo, mas muitos funcionários iranianos estão sujeitos à proibição de viagens devido às sanções relacionadas ao programa nuclear iraniano.
Ahmadinejad, cujo segundo e último mandato acaba no ano que vem, já usou discursos anteriores na ONU para defender o programa nuclear, que ele insiste em dizer que é pacífico, e para fazer ataques verbais a Israel, EUA e Europa.
(Por Yeganeh Torbati)