Dois morrem em ataque suicida contra autoridade do Iêmen
ÁDEN, 29 Set (Reuters) - Um homem-bomba detonou explosivos atados ao seu corpo e matou uma pessoa, além dele próprio, no sul do Iêmen neste sábado, em uma tentativa de assassinar uma autoridade do governo que tem reprimido militantes da Al Qaeda, disse uma fonte de segurança.
O homem-bomba caminhou até o carro estacionado de Mohammed Aidarous, chefe de um "comitê popular" de voluntários tribais que ajudaram o Exército a retirar militantes da cidade de Lawdar, na província de Abyan, neste ano.
Aidarous, autoridade governamental responsável por Lawdar, não estava no veículo, mas um transeunte também morreu na explosão, junto com o homem-bomba, disse a fonte. Quatro pessoas no carro e cinco fora dele ficaram feridas.
A fonte identificou o homem-bomba como Ali Mohammed Hossain, de 20 anos, da província de Abyan.
O Iêmen tem passado por conflitos desde uma revolta contra o presidente Ali Abdullah Saleh, que renunciou em fevereiro.
O Estado da Península Arábica faz fronteira com a Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, e está fica situado próximo de rotas marítimas mundiais.
O Exército expulsou militantes das cidades de Abyan ocupadas no ano passado. Mas a Al Qaeda contra-atacou com tentativas de assassinatos contra autoridades, algumas com sucesso, e um ataque suicida em uma parada militar em maio, que matou cem pessoas.
Quatro membros do Congresso Geral do Povo, de Saleh, foram mortos em uma emboscada nas cercanias de Sanaa na noite de sexta-feira, informou o partido em seu website. Oito ficaram feridos.