Bombas explodem perto das casas de 5 jornalistas gregos

ATENAS, 11 Jan (Reuters) - Bombas caseiras explodiram no lado de fora das casas de cinco jornalistas gregos nesta sexta-feira, ataques perpetrados por um grupo anarquista que disse estar protestando contra a cobertura da imprensa sobre a crise econômica.

Os artefatos incendiários causaram poucos danos e nenhum ferido. Foram os primeiros ataques coordenados contra jornalistas desde que a crise da dívida grega começou em 2009.

Em comunicado na Internet, o grupo anarquista identificado como "Amantes da Ilegalidade" disse sobre os jornalistas: "Enquanto eles usam uma retórica pró-trabalhadores, eles maliciosamente piscam para seus chefes políticos".

A polícia afirmou que tais dispositivos, como botijões de gás e explosivos embalados em conjunto, já foram usados pelo grupo no passado.

Entre os alvejados pelas bombas estavam o editor da agência semioficial de notícias Athens News Agency e dois apresentadores do canal de televisão privado Mega.

Ataques com bombas caseiras têm crescido enquanto a Grécia passa pelo sexto ano de recessão econômica, o que provocou a ira contra credores estrangeiros, a elite rica e a mídia, vista pelos gregos como próxima das classes políticas.

(Reportagem de George Georgiopoulos e Lila Chotzoglou)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos