Economia da Espanha encolhe pelo 7º trimestre consecutivo
-
Susana Vera / Reuters
Por Paul Day
MADRI, 30 Abr (Reuters) - A Espanha se aprofundou em recessão nos três primeiros meses do ano, o sétimo trimestre consecutivo em que o país vê sua economia encolher, mostraram dados nesta terça-feira.
As exportações crescentes e importações mais fracas, divulgadas separadamente, deram algum alívio ao reduzirem o déficit comercial.
Os dados que mostram mais contração irão somar-se a um debate amplo na Europa sobre se os países devem moderar os programas de austeridade que pretendem reduzir a dívida em favor de mais políticas focadas em crescimento, particularmente dada a preocupação com o desemprego crescente.
A taxa de desemprego da Espanha, país membro da zona do euro, é de 27,2 por cento.
O Instituto Nacional de Estatísticas informou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha contraiu --em uma leitura preliminar --0,5 por cento no primeiro trimestre ante os três últimos meses de 2012, principalmente por causa do recuo da demanda doméstica.
O governo, no entanto, afirmou que o pior da queda já passou e espera um crescimento trimestral antes do fim deste ano, em grande parte porque o país se tornou mais competitivo e as exportações estão crescendo.
"Todos os indicadores na Espanha apontam para a recuperação, e para uma economia muito melhor do que um ano atrás", disse o ministro da Economia, Luis de Guindos, em uma entrevista de rádio nesta terça-feira.
Um aumento de 4,4 por cento nas exportações em fevereiro e uma queda de 8,2 por cento nas importações ajudaram a reduzir o déficit em conta corrente da Espanha para 1,3 bilhão de euros, menos de um quarto do que havia sido relatado um ano antes.
Na base anual, a economia da Espanha encolheu 2 por cento no primeiro trimestre, pior do que os 1,9 por cento registrados no trimestre anterior.