Manifestantes contrários ao casamento gay protestam em Paris

Por Tom Heneghan

PARIS, 26 Mai (Reuters) - Dezenas de milhares de manifestantes contrários ao casamento de pessoas do mesmo sexo marcharam no centro de Paris, neste domingo, em protesto contra uma lei impopular que o governo aprovou no mês passado ao custo de um aprofundamento da polarização política.

A histórica Esplanada dos Inválidos tornou-se um mar de manifestantes com bandeiras cor-de-rosa e azul, enquanto manifestantes de extrema-direita penduraram um cartaz na sede do partido governista da França, o Partido Socialista, pedindo a renúncia do presidente François Hollande.

Os protestos, que começaram como uma campanha popular fortemente apoiada pela Igreja Católica, tornaram-se um movimento maior com políticos da oposição e militantes da extrema-direita descontentes com Hollande.

Apesar de apenas pouco mais da metade dos franceses apoiar a lei que permite o casamento de homossexuais e a adoção de crianças, e mais de 70 por cento acreditarem que os protestos deveriam acabar, as manifestações contribuíram para as baixas taxas de popularidade de Hollande.

Embora não tenha conseguido evitar a aprovação do casamento gay, o movimento espera que a demonstração de força interrompa ou retarde outras leis que permitem a procriação assistida e as mães de aluguel para casais gays, que alguns socialistas buscam aprovar.

O ministro do Interior, Manuel Valls, mobilizou 4.500 policiais para garantir a segurança da manifestação. "Tememos medo de alguma ação por parte de grupos de extrema-direita", disse o ministro, no sábado. "Aconselho as famílias com crianças a não aderirem a esta manifestação."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos