Sobrevivente de Bangladesh troca fábrica por hotel 5 estrelas

Frank Jack Daniel e Ruma Paul

Em Dacca (Bangladesh)

A costureira adolescente que sobreviveu 17 dias presa sob os escombros do desabamento de um prédio de confecções em Bangladesh deixou sorridente um hospital militar, nesta quinta-feira, a caminho de um novo emprego em um hotel cinco estrelas.

"Eu nunca sonhei que voltaria, sou grata a todos", disse a jovem de 19 anos Reshma Begum, usando um lenço verde brilhante e acompanhada por soldados uniformizados, em um evento no hospital onde ela estava se recuperando.

JOVEM DISSE QUE NUNCA MAIS TRABALHARIA EM FÁBRICA; ASSISTA

"Eu não podia imaginar, de onde eu estava para onde estou agora."

Como muitos outros sobreviventes traumatizados, Begum jurou nunca mais voltar a trabalhar na indústria de vestuário, o principal empregador para milhões de mulheres pobres de Bangladesh.

Ao aceitar um emprego num hotel cinco estrelas da rede Westin Dhaka, Begum vai trocar o salário mensal de 65 dólares que costumava ganhar por um salário base de 450 dólares em sua nova função de receber hóspedes.

"Estamos orgulhosos de tê-la a bordo conosco. Espero que possamos, juntos, criar um bom futuro e carreira para esta jovem", disse gerente do Westin Dhaka, Azim Shah.

Soldados tiraram Begum de um buraco escuro, similar a um túmulo, sob o que restou do complexo fabril de oito andares Rana Plaza em 10 de maio, horas após equipes de resgate encontrarem o corpo da milésima vítima do desastre, um dos piores acidentes industriais da história.

O número final de mortos atingiu 1.129.

Begum aparentemente sobreviveu graças a uma pequena garrafa de água e quatro pacotes de biscoitos que ela havia levado para o trabalho naquele dia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos