Busca pelo avião desaparecido da Malásia pode levar anos

30 Mar (Reuters) - A busca pelo avião da Malaysia Airlines pode levar anos, indicou um oficial da Marinha dos Estados Unidos neste domingo, ao mesmo tempo em que as procuras pela caixa preta do avião continuavam antes que sua bateria acabe.

Dez navios e tantas outras aeronaves fazem buscas em uma área enorme no Oceano Índico a oeste de Perth, tentando novamente para encontrar algum vestígio da aeronave, que desapareceu há mais de três semanas.

Um navio da marinha australiana foi equipado com um sofisticado localizador de caixa preta norte-americano e espera-se que saia do porto para fazer parte equipe de buscas no final do dia.

Mas o capitão da Marinha dos EUA, Mark Matthews, disse a jornalistas que a falta de informações sobre o local onde o avião caiu dificulta seriamente a possibilidade de encontrá-lo.

"Neste momento, a área de pesquisa é basicamente o tamanho do Oceano Índico, o que levaria uma quantidade incalculável de tempo para procurar", disse ele.

"Se você comparar isso ao voo da Air France 447, tivemos melhores informações de onde a aeronave caiu na água", disse ele, referindo-se ao avião que caiu em 2009 perto do Brasil e que levou mais de dois anos para ser encontrado.

Inúmeros objetos foram vistos nos dois dias desde que as autoridades australianas começaram as buscas, após nova análise de dados de satélite e de radar concluir que o avião viajou mais velocidade maior e por uma distância menor depois de desaparecer dos radares civis em 8 de março.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos