Ambiente

Tempo está se esgotando para reduzir aquecimento global, diz estudo da ONU
comentários 16

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro

As potências internacionais estão correndo contra o tempo para reduzir o uso de combustíveis fósseis altamente poluentes e ficar abaixo dos limites acertados para evitar o aquecimento global, aponta um estudo preliminar da ONU a ser aprovado nesta semana.

Autoridades governamentais e cientistas especialistas no estudo do clima irão reunir-se em Berlim entre os dias 7 a 12 deste mês para revisar o estudo de 29 páginas que também estima que a mudança para o uso de energia de baixo carbono poderia custar algo entre dois e seis por cento da produção mundial em 2050.

Ampliar

Quadrinho aborda questões ambientais de forma divertida12 fotos

7 / 12
O quadrinho "Oi! O Tucano Ecologista", criado pelo desenhista e escritor Fernando Rebouças, tem a proposta de abordar temas ecológicos brasileiros e globais, através de uma linguagem divertida e de fácil compreensão. O personagem principal, um tucano amarelo extinto e endêmico da Mata Atlântica, vive rodeado de amigos e enfrenta as dificuldades da urbanização, que aumenta cidades e diminui as áreas verdes. A série de gibis já teve três números lançados entre 2011 e 2012 VEJA MAIS > Imagem: Fernando Rebouças/oiarte.com

O documento afirma que as nações terão de impor drásticas restrições às emissões de gases do efeito estufa para manter a promessa acertada entre quase 200 países em 2010 para limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius acima da era pré-industrial.

As temperaturas já aumentaram cerca de 0,8 grau desde 1990 e devem atingir o teto dos 2 graus Celsius nas próximas décadas, caso as tendências atuais sejam mantidas, diz o relatório.

Ampliar

Veja as consequências do aquecimento global31 fotos

17 / 31
2011: Pinguins migram do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, devido às mudanças climáticas Imagem: Schalk van Zuydam/AP

Tais aumentos na temperatura podem elevar os riscos para a produção de alimentos e obtenção de água, e podem provocar danos irreversíveis, como o derretimento de gelo na Groenlândia, diz o estudo da ONU.

O documento preliminar, visto pela Reuters, destaca maneiras de cortar emissões e estimular o uso de energia de baixo carbono.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos