ONS vê queda de nível de represas do Sudeste e alta no consumo elétrico

Alberto Alerigi Jr.

De São Paulo

O ONS (Operador Nacional do Sistema) divulgou nesta sexta-feira (31) previsões oficiais para a situação de energia elétrica do país em que estima que o nível de represas de hidrelétricas do Sudeste cairá para 15,5% no fim de novembro.

Ao mesmo tempo, o ONS prevê que as chuvas no Sudeste deverão ficar a 74% da média histórica no próximo mês, enquanto o consumo de carga de energia no Brasil deverá subir 2,6% sobre um ano antes, segundo relatório PMO (Programa Mensal de Operação).

Na véspera, fontes do setor presentes na reunião do ONS que debateu premissas para o relatório informaram que o órgão trabalhava com a perspectiva preliminar de que o nível das represas do Sudeste no final de novembro ficaria em 17%.

Segundo o relatório divulgado nesta sexta-feira, para o Nordeste, a expectativa do ONS é de que os reservatórios de hidrelétricas da região exibam nível de 11,4% no final do próximo mês e que as chuvas fiquem a 36% da média histórica para o período.

Atualmente, o nível das hidrelétricas no Nordeste está a 15,88% e no Sudeste a 18,85%. No Sudeste, o nível é pior que o registrado ao final de outubro de 2000, ano pré-racionamento, e especialistas do setor tem alertado que há grande risco de racionamento em 2015 se não chover perto das médias históricas durante o período úmido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos