REPERCUSSÃO-Eduardo Cunha aceita pedido de abertura de processo de impeachment contra Dilma

  • UESLEI MARCELINO

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta quarta-feira que aceitou pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff assinado pelo jurista Hélio Bicudo e apoiado pela oposição.

Com a aceitação do pedido, que se baseia na acusação de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma comissão de deputados será criada para emitir um parecer sobre a abertura efetiva ou não do processo de impedimento da presidente.

A decisão de Cunha foi anunciada no dia em que representantes do PT no Conselho de Ética da Câmara anunciaram que votarão pela continuidade do processo que pede a cassação do mandato do presidente da Casa, que é acusado de mentir à CPI da Petrobras por ter afirmado que não tinha conta bancária no exterior.

Veja abaixo comentários sobre a decisão:

PRESIDENTE NACIONAL DO PT, RUI FALCÃO

"Golpistas não passarão! #NãoVaiTerGolpe #DilmaFica."

SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG)

"Apoio a proposta de impeachment. O Congresso não faz nada que não esteja em sintonia com a população."

"A lei no Brasil é para ser cumprida por todos, em especial pela presidente da República."

SENADOR JOSÉ SERRA (PSDB-SP)

"Isso a curto prazo muda todo o panorama político. Esse vai ser o principal tema nacional agora. A tendência é se acolher o impeachment, mas isso é um sentimento, uma intuição. Vai haver uma espécie de plebiscito no país."

DEPUTADO JOSÉ GERALDO (PT-PA), MEMBRO DO CONSELHO DE ÉTICA

“A gente já avaliava que ele (Eduardo Cunha) iria usar essa arma para ofuscar o posicionamento da bancada (do PT) no Conselho de Ética. Eu defendi anunciar o nosso posicionamento só na terça-feira, mas quiseram antecipar. Eu sempre disse: eu não acredito no Cunha e ele vai usar agora todas as armas que tem."

DEPUTADO SIBÁ MACHADO (PT-AC), LÍDER DO PT NA CÂMARA

"O PSDB macula mais uma vez a história do nosso Brasil ao não aceitar um resultado eleitoral e se esconder covardemente atrás do doutor Hélio Bicudo."

SENADOR RONALDO CAIADO (DEM-GO)

"As pessoas vão acreditar na segurança jurídica, na perspectiva de um plano de governo, na escolha de ministros capacitados e em uma unidade política capaz de reerguer país dessa crise."

"É uma questão de equilíbrio. Quem é que quer ver o Brasil com esse prognóstico que está aí? Um processo em que o país caminha para o abismo, sem projeto de governo, sem presidente com credibilidade e sem base no Congresso Nacional. Perdemos o ano de 2015, vamos perder o ano de 2016, 2017?"

SENADOR JOSÉ AGRIPINO (DEM-RN), PRESIDENTE NACIONAL DO DEM

“Recebi (a notícia) com naturalidade, tendo em vista que as razões jurídicas estão postas. Ele tinha que decidir em algum momento, decidiu agora. ”

“A presidente já vive um momento delicado na economia. Agora vai ter que se defender de um processo de impeachment.”

SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), LÍDER DA OPOSIÇÃO NO SENADO

“Imagino que é um avanço, porque a pior situação era a indefinição. Essa expectativa pelo impeachment estava paralisando o país, paralisando o governo. A instauração vai permitir superar este impasse. Que seja uma resposta rápida da Câmara, claro que seguindo os trâmites regimentais.”

“O que fica evidente é que não prevaleceu o interesse nacional em relação ao timing. O que prevaleceu foi o interesse do presidente da Câmara. A motivação não é republicana, mas a definição é importante.”

SENADORA MARTA SUPLICY (PMDB-SP)

"A população aguarda ansiosamente. O timing foi do (deputado Eduardo) Cunha, não foi o timing da população."

DEPUTADO PAULO PIMENTA (PT-RS)

"Vamos defender o mandato da Dilma e a Constituição no parlamento e nas ruas."

(Por Eduardo Simões e; Leonardo Goy)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos