Ator britânico Alan Rickman, o Snape da saga "Harry Potter", morre aos 69 anos

  • OLIVIA HARRIS

LONDRES (Reuters) - O veterano ator britânico Alan Rickman, que interpretou o professor Snape nos filmes da saga "Harry Potter", entre muitos outros personagens de destaque, morreu aos 69 anos, disse o empresário dele nesta quinta-feira.

Rickman era conhecido por suas atuações de vilões, como o xerife de Nottingham em "Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões" e um dos vilões da saga "Duro de Matar", além de também ser conhecido por peças de teatro.

Com seu sotaque britânico, se tornou um dos atores da Grã-Bretanha mais conhecido do teatro e cinema nos últimos 30 anos, com uma carreira que passou pela Royal Shakespeare Company à paródia de ficção científica "Heróis Fora de Órbita".

"O ator e diretor Alan Rickman morreu de câncer aos 69 anos. Ele estava acompanhado pela família e amigos", escreveu em comunicado na quinta-feira a família do ator.

Formado pela Academia Real de Arte Dramática de Londres, Rickman se destacou na versão da Broadway de "Ligações Perigosas", em meados dos anos 1980, antes de fazer a primeira grande aparição em um filme como Hans Gruber em "Duro de Matar".

O ator conquistou um Globo de Ouro e um Emmy durante a carreira e, apesar da fama de vilão, ele também foi aclamado por papéis mais sensíveis nos filmes "Um Romance de Outro Mundo" e "Simplesmente Amor".

"Todo mundo amava Alan. Ele estava sempre feliz e era divertido e criativo e muito, muito engraçado", disse o veterano ator britânico Michael Gambon à rádio BBC.

"Ele tinha uma ótima voz, falava maravilhosamente bem, era inteligente, escreveu peças e dirigiu uma. Portanto, ele era um homem de verdade do teatro e dos palcos."

(Por Michael Holden)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos