Repórter do "Washington Post" libertado pelo Irã volta para os EUA

Em Washington

  • Reuters

O repórter do Washington Post Jason Rezaian embarcou de volta para casa nos Estados Unidos nesta sexta-feira (22), dias após ser solto como parte de uma histórica troca de prisioneiros entre Teerã e os Estados Unidos, depois de passar 18 meses preso no Irã.

O dono do Post e fundador do Amazon.com, Jeff Bezos, acompanhou o jornalista iraniano-americano e sua família no voo para os Estados Unidos em um jato particular, de acordo com reportagem do próprio jornal.

O jornal publicou uma foto de Bezos abraçando Rezaian e os dois sorrindo a bordo da aeronave. A legenda dizia que a foto foi tirada antes da decolagem em Saarbruecken, na Alemanha, rumo aos Estados Unidos, nesta sexta.

Rezaian, que estava na Alemanha desde que saiu do Irã no domingo, disse estar agradecido pela recém-recebida liberdade, mas ressaltou ainda não estar pronto para falar sobre o período na prisão.

"Em algum momento eu estarei pronto para discutir meu suplício, mas, por enquanto, eu só quero expressar meu profundo apreço pelo apoio tremendo que tenho recebido", disse em comunicado.

"Hoje estou incrivelmente agradecido a minha família, meus colegas jornalistas, meus companheiros no Washington Post e todos aqueles que lutaram pela minha liberdade", acrescentou.

A troca de presos foi anunciada à medida que potências internacionais, incluindo os Estados Unidos, implementaram um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano com Teerã, que aliviou as tensões entre a República Islâmica e o Ocidente.

Em troca da libertação de cinco norte-americanos pelo Irã, a Casa Branca ofereceu clemência a sete iranianos que foram condenados ou aguardavam julgamento nos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos