França vai reconhecer Estado Palestino se impasse com Israel não for superado

PARIS (Reuters) - A França disse nesta sexta-feira que pretendia fazer uma nova tentativa para resolver o conflito entre israelenses e palestinos e alertou que se os seus esforços fracassarem, o país vai reconhecer o Estado Palestino.

"A França vai se envolver nas próximas semanas na preparação de uma conferência internacional para juntar as partes interessadas e os seus principais parceiros, os norte-americanos, europeus, árabes, para preservar e tornar realidade a solução de dois Estados”, afirmou o ministro do Exterior da França, Laurent Fabius.

Uma fonte diplomática francesa completou que Paris pretendia lançar essa conferência até o verão (inverno no Hemisfério Sul).

O processo de paz do Oriente Médio está parado por causa de divergências sobre fronteiras e assentamentos. Não tem havido nenhuma tentativa de fato para retomar o diálogo entre israelenses e palestinos.

Se essa nova tentativa de encontrar uma solução não der em nada, “bem, nesse caso, temos que encarar as nossas reponsabilidades, reconhecendo o Estado Palestino”, declarou Fabius.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos