Em região do México assolada pelo narcotráfico, papa exorta Igreja a combater corrupção e violência

Por Philip Pullella e Christine Murray

MORELIA, México (Reuters) - O papa Francisco visitou nesta terça-feira a região central do México, infestada por cartéis de drogas, e pediu aos padres para dissolverem e combaterem os flagelos da corrupção e do narcotráfico, que desencadearam uma década de derramamento de sangue que sucessivos governos foram incapazes de deter.

Os confrontos entre cartéis pelo lucrativo comércio de metanfetamina devastaram Michoacán, Estado do oeste mexicano. Os sequestros e as extorsões generalizados das gangues, por sua vez, deram ensejo a um crescimento de grupos de justiceiros.

    O papa esteve em Morelia, a pitoresca capital de Michoacán, conhecida por sua arquitetura colonial espanhola, cercado por um forte aparato de segurança devido aos rompantes de violência dos últimos meses.

    "Que tentação pode nos surgir em lugares muitas vezes dominados pela violência, pela corrupção, pelo tráfico de drogas, pelo desrespeito pela dignidade humana e pela indiferença diante do sofrimento e da vulnerabilidade?", indagou o pontífice a estimados 30.000 padres, freiras e seminaristas durante uma missa em um estádio de Morelia.

    Dezenas de milhares de pessoas ocuparam as ruas do lado de fora para tentar ver o primeiro papa latino-americano, que está visitando alguns dos lugares mais pobres e violentos do país durante sua turnê mexicana entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

    O líder católico argentino exortou os padres a não se resignarem com os males ao seu redor, como o narcotráfico, e a não ficarem entrincheirados em suas igrejas, mas irem para as linhas de frente para ajudar os aflitos.

    Antes da entrada de Francisco, a plateia do estádio contou em voz alta até 43, uma lembrança dos estudantes de magistério que foram sequestrados e aparentemente massacrados por um cartel de drogas aliado a policiais corruptos em 2014 no Estado vizinho de Guerrero.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos