EUA esperam ter conversa "muito séria" com a China sobre relatos de mísseis

Arshad Mohammed e J.R. Wu

Em Washington e Taipé

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou nesta quarta-feira (17) que os Estados Unidos esperam ter conversas "muito sérias" com os chineses sobre a militarização do mar do sul da China depois de relatos de que Pequim instalou avançados mísseis terra-ar numa ilha sob disputa.

O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que as baterias de mísseis foram instaladas na Woody Island no arquipélago de Paracelso, sob o controle chinês há décadas, mas uma área também reivindicada por Taiwan e o Vietnã.

Uma autoridade do setor de defesa dos EUA confirmou o "emprego aparente" dos mísseis, relatado pela Fox News.

"Há todas as evidências, todos os dias, de que tem havido um aumento da militarização de um jeito ou de outro", disse Kerry a jornalistas quando indagado sobre a relatada instalação. "É uma preocupação séria."

"Temos tido essas conversas com os chineses, e estou muito confiante de que nos próximos dias nós vamos ter outras conversas muito sérias sobre isso."

Os EUA não reivindicam nenhum território no mar do sul da China, mas têm expressado preocupações sérias em relação a como a iniciativa cada vez mais agressiva da China de reclamar áreas poderia afetar rotas de comércio global vitais na região.

O ministro do Exterior da China, Wang Yi, declarou à imprensa que as "facilidades limitadas e necessárias para a sua defesa" que a China tem nas ilhas e recifes onde conta com pessoal é "consistente com o direito de autoproteção que o país tem de acordo com a lei internacional".

O Ministério da Defesa da China afirmou à Reuters que os últimos relatos sobre a instalação de mísseis não eram nada além de "promoção".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos