Índice salta com otimismo por acordo na produção de petróleo

Por Sudip Kar-Gupta e Danilo Masoni

LONDRES/MILÃO (Reuters) - O principal índice de ações europeias avançou nesta quarta-feira, amparado na alta dos preços do petróleo diante do otimismo com acordo sobre a produção, e impulsionado pelo ganho nas ações do banco francês Credit Agricole e da mineradora Glencore.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 2,66 por cento, aos 1.295 pontos, com esperanças de que Rússia e Arábia Saudita conseguirão convencer o Irã a congelar a produção. .

"O otimismo melhorou, os preços do petróleo subiram e os bancos estão indo melhor", afirmou o operador da Alpha Wertpapierhandels, em Frankfurt, Stefan de Schutter.

Uma recuperação nos preços do petróleo por expectativas de que grandes produtores de petróleo podem selar um acordo para congelar a produção ajudou o mercado.

As ações do Credit Agricole ficaram entre as maiores altas, subindo 13,91 por cento, após seus resultados superarem as expectativas.

Os papéis da mineradora britância Glencore avançaram cerca de 17 por cento depois que a empresa anunciou o refinanciamento de sua dívida, enquanto as ações da Schneider Electric subiram 9,2 por cento após a empresa divulgar receitas e lucros maiores.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 2,87 por cento, a 6.030 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 2,65 por cento, a 9.377 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 2,99 por cento, a 4.233 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou 2,48 por cento, a 17.377 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 2,79 por cento, a 8.364 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 3,03 por cento, a 4.772 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos