Dilma e PT têm a mesma posição sobre reforma da Previdência, diz líder petista na Câmara

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Afonso Florence (BA), disse nesta quinta-feira que o partido tem a mesma posição que a presidente Dilma Rousseff sobre a reforma da Previdência.

Mais cedo, o vice-líder do governo na Casa, Sílvio Costa (PTdoB-PE), havia cobrado do PT que apoiasse o governo em sua tentativa de mudar as regras do sistema previdenciário.

“Os parâmetros através dos quais o deputado Sílvio Costa se baseou inexistem. A posição do PT, poderia dizer, até agora é exatamente a posição da presidenta: existe um fórum que vai formular uma proposta, a posição do PT é que uma proposta de reforma da Previdência tem que sair do fórum”, disse Florence a jornalistas.

“A presidenta disse aqui, na leitura da mensagem (presidencial ao Legislativo) que a reforma da Previdência não pode ter retirada de direitos, essa é outra posição do PT. Tem que sair do fórum e não pode ter retirada de direitos”, acrescentou.

Na quarta-feira, o ministro do Trabalho e da Previdência, Miguel Rossetto, afirmou que o governo vai enviar propostas para uma reforma da Previdência em 60 dias. O ministro explicou que o Executivo buscará consenso sobre temas como a diferença de regras para a aposentadoria entre homens e mulheres no Fórum de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência Social.

O governo tenta discutir a proposta em meio a um frágil cenário política e forte resistência de centrais sindicais a mudanças previdenciárias.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos