Crise do zika vírus pressiona Igreja Católica sobre contracepção

Stephen Eisenhammer*

De Recife

  • Stephen Eisenhammer

    Mulher grávida ao lado dos filhos em Recife, capital de Pernambuco

    Mulher grávida ao lado dos filhos em Recife, capital de Pernambuco

Na linha de frente da luta do Brasil contra o zika vírus, Vandson Holanda envia voluntários católicos às áreas mais pobres de Recife para mostrar a moradores como se proteger contra os mosquitos que levam o vírus associado à má formação craniana de recém-nascidos.

"Livre-se do lixo onde a água se acumula, permitindo que os mosquitos depositem os seus ovos. Use bastante repelente e roupas que cubram braços e pernas. Feche o ralo do chuveiro para que os insetos não encontrem água acumulada dentro da sua casa", são as recomendações.

No entanto, não há lições sobre métodos para evitar a gravidez, o que autoridades brasileiras e internacionais de saúde pública têm insistido para que as mulheres façam até a epidemia do zika estar sob controle.

A crise está colocando a Igreja Católica, que proíbe todas as formas de contracepção, sob pressão e alimenta até mesmo um debate sobre aborto em muitos países conservadores da América Latina.

"Eu acho, e essa é a minha opinião pessoal, que a Igreja vai ter que repensar a sua posição sobre contracepção urgentemente por causa da zika", disse Holanda, coordenador do comitê de saúde da Igreja em quatro Estados do Nordeste que estão no centro da epidemia. "A visão atual não é realista.?

Na quinta-feira (19), o papa Francisco pareceu sugerir que a Igreja poderia abrandar sua proibição de métodos contraceptivos para mulheres no momento que elas enfrentam a crise do Zika.

"Evitar a gravidez não é um mal absoluto", disse Francisco a jornalistas no seu avião, quando retornava a Roma, depois da sua visita ao México.

Ele afirmou que há um precedente de dispensa excepcional permitindo que mulheres usem métodos contraceptivos, citando um caso de décadas atrás em que o papa Paulo VI deixou que freiras na África tomassem pílulas por causa do risco de elas serem estupradas em conflitos políticos.

O papa não entrou em detalhes e não indicou se os fiéis que quiserem evitar a gravidez em meio à epidemia de zika teriam a benção explícita da Igreja, ou se os padres nas localidades iriam somente fazer vista grossa, pelos menos até a situação do surto se tornar mais clara.

Mas o papa Francisco deixou claro que não haveria mudanças na posição sobre aborto. "É um crime. É um mal absoluto."

Há muito desconhecimento ainda sobre o zika, incluindo se o vírus causa a microcefalia, uma má-formação cerebral. O Brasil investiga a relação em potencial entre a zika e quase 4,5 mil casos suspeitos de microcefalia.

Pesquisadores identificaram evidências de infecção da zika na maioria dos 508 casos confirmados de microcefalia, no bebê ou na mãe, disse o Ministério da Saúde na quarta-feira, que não confirmou porém se a zika era a causa.

 

 

Foco da Igreja

Antes da visita do papa ao México, uma importante autoridade do Vaticano afirmou não esperar nenhuma mudança na posição da Igreja sobre o controle de natalidade, e pensadores do catolicismo também disseram que mudanças eram improváveis.

"Eu acho incrível que haja tanta atenção para a contracepção, controle de natalidade e legislação sobre aborto por conta do Zika, quando eu acho que muito mais atenção deveria ser dada à fonte do problema do vírus, que são os mosquitos", declarou o padre Robert Gahl, professor de ética em Roma.

No caso de infecção por Zika, o foco da Igreja seria em fornecer a mulher a melhor assistência de saúde possível para evitar que ela seja infectada, em primeiro lugar, ou para os cuidados da criança que nasça com problemas, junto com a promoção da abstinência, afirmou ele.

O cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e considerado por muitos um dos principais candidatos ao papado três anos atrás, tem demonstrado uma aparente abertura para o uso do preservativo com o objetivo de conter a doença.

No entanto, respondendo à "Reuters" por e-mail, ele enfatizou que a luta contra a zika deve focar em se livrar dos mosquitos, evitar as picadas e em cuidar dos que nascem com problemas.

Fernando Altemeyer, professor de teologia da PUC de São Paulo e um ex-padre, disse que a zika está provocando de forma inquestionável um debate sobre contracepção dentro da Igreja.

"A zika colocou a humanidade em crise e, se piorar, vai forçar a Igreja a tomar uma decisão entre salvar a vida humana e salvar o próprio dogma. Não há resposta fácil, não há nada nas normas que possa ser usado como um guia", declarou ele. "A zika está colocando sob risco o mais inocente, a criança não nascida. Dessa forma, seria inteiramente adequado que a Igreja mudasse a sua posição sobre contraceptivos nesse caso."

Cerca de 65 por cento dos brasileiros são católicos, e pesquisas têm mostrado que mais de três quartos da população rejeitam mudanças nas leis que permitem o aborto somente no caso de estupro, quando a vida da mãe está em perigo, ou no caso de anencefalia.

Contudo, pesquisas também mostram que os brasileiros na sua maioria aprovam o uso de preservativos para prevenir gravidez e doenças.

"Como católica, sou contra o aborto, mas a Igreja deveria dar mais opções para a mulher que quer prevenir a gravidez", disse Debora Mariano, uma esteticista de 23 anos, da cidade do Rio de Janeiro, mãe de um menino de seis anos.

* Reportagem adicional de Brad Brooks e Pedro Fonseca no Rio de Janeiro, Philip Pullella em Roma e Tatiana Ramil em São Paulo

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos