Obama recebe premiê do Canadá e comemora reaproximação dos vizinhos

Em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estendeu o tapete vermelho para o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, na Casa Branca nesta quinta-feira (10), pondo fim a um período de frieza nas relações entre os dois países vizinhos e comemorando os objetivos em comum no clima e no comércio.

"Nem sempre expressamos o quanto valorizamos nossa aliança e nossos laços com nossos amigos canadenses", disse Obama em uma cerimônia de boas-vindas.

As duas nações começaram o dia acertando medidas conjuntas para combater a mudança climática, entre elas cortar as emissões de metano oriundas de operações de petróleo e gás e assinar o acordo climático acordado na cúpula de Paris no ano passado "tão rápido quanto for factível".

O gás metano, que pode vazar de oleodutos e válvulas, é um grande causador do efeito estufa, tendo até 80 por cento do potencial do monóxido de carbono para aprisionar o calor do planeta.

Os dois países também se comprometeram a reduzir as emissões de metano em 40 a 45 por cento abaixo dos níveis de 2012 até 2025, adotar medidas para combater a mudança climática no Ártico e acelerar o desenvolvimento de tecnologias verdes.

Obama tem muito em comum com Trudeau, líder progressista de 44 anos do Partido Liberal canadense que assumiu em novembro passado. Ele substituiu o conservador Stephen Harper, que passou anos batendo de frente com a Casa Branca na tentativa de forçar a aprovação dos EUA ao oleoduto Keystone XL.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos