CPFL tem queda de 23% no lucro do 4º tri em meio a menor demanda por energia

SÃO PAULO (Reuters) - O lucro líquido da CPFL Energia caiu 22,8 por cento no quarto trimestre de 2015 ante o mesmo período do ano anterior, para 363 milhões de reais, com queda das vendas na área de concessão das distribuidoras do grupo, divulgou a companhia nesta segunda-feira.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da elétrica totalizou 1,005 bilhão de reais no período, recuo de 25,1 por cento ante o quarto trimestre de 2014.

A receita operacional líquida somou 4,5 bilhões de reais, uma queda anual de 8,7 por cento.

As vendas na área de concessão das distribuidoras caíram 5,3 por cento, a 14.504 gigawatts-hora(GWh). Houve baixa de 4,1 por cento no mercado cativo e queda de 8,5 por cento na quantidade de energia vendida a clientes livres na área de atuação das distribuidoras do grupo, faturada por meio da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).

As reduções foram resultado da queda da produção industrial, do menor volume de vendas do varejo e da redução da massa de renda real da população, disse a CPFL, em meio ao cenário econômico adverso.

A administração da empresa propôs a distribuição de 205 milhões de reais em dividendos aos detentores de ações ordinárias, ou 0,206868475 real por ação relativo ao ano de 2015.

A companhia também propôs a destinação de 393 milhões de reais para reserva estatutária, com o objetivo de reforço de capital de giro, "considerando o cenário econômico adverso e as incertezas quanto as projeções de mercado das distribuidoras~, em um cenário de redução da demanda por energia no país.

(Por Priscila Jordão)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos