Nokia cortará milhares de postos de trabalho depois de acordo com Alcatel

HELSINQUE/PARIS (Reuters) - A fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia planeja cortar milhares de postos de trabalho globalmente, incluindo 1.400 na Alemanha e 1.300 na Finlândia, parte de um programa de corte de custos na sequência da aquisição da Alcatel-Lucent mais cedo neste ano.

Na França, a Nokia disse nesta quarta-feira que cortará 400 postos de trabalho, mas também criará 500 postos em pesquisa e desenvolvimento, em linha com uma promessa ao governo francês feita no ano passado quando estava negociando o acordo com a Alcatel.

"As promessas feitas pela Nokia quando comprou a Alcatel-Lucent foram mantidas", disse Frédéric Aussedat, representante do sindicato CFE-CGC na França.

A Nokia não quis dar o número total dos cortes no mundo. A companhia emprega cerca de 6.850 pessoas na Finlândia, 4.800 na Alemanha, 4.200 na França e cerca de 104 mil ao redor do mundo.

A Nokia assumiu o controle da Alcatel-Lucent em janeiro depois de sua oferta de 15,6 bilhões de euros em ações, com a meta de competir com a sueca Ericsson e a chinesa Huawei em um mercado no qual o crescimento limitado e a competição dura estão pressionando os preços.

A Nokia busca obter 900 milhões de euros em sinergias com custos operacionais provenientes do acordo com a Alcatel até 2018.

(Por Jussi Rosendahl, em Helsinque, e Gwenaelle Barzic, em Paris)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos