Ações europeias se recuperam com alta do petróleo e ganhos de bancos

Por Danilo Masoni e Atul Prakash

MILÃO/LONDRES (Reuters) - As ações europeias subiram nesta quarta-feira, impulsionadas por uma alta no final da sessão nos preços do petróleo e por ganhos entre as ações bancárias.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300, que havia subido 1,5 por cento na sessão anterior atingindo a máxima desde 6 de janeiro, teve alta de 0,5 por cento, a 1.381 pontos, próximo de uma nova máxima de fechamento.

Após passar a maior parte da sessão no vermelho ou estável, o índice passou a subir com a recuperação dos preços do petróleo após um relatório de estoques de petróleo nos Estados Unidos menor que o esperado compensar as preocupações pelo fim da greve dos trabalhadores de petroleiras no Kuweit.

Os bancos subiram 2,2 por cento, revertendo a fraqueza inicial, com as ações do Deutsche Bank, UniCredit e Santander com altas de 3,6 a 5,2 por cento.

Operadores não citaram nenhum fato específico por trás da reversão da trajetória, mas disseram que havia otimismo em relação ao setor antes da reunião de política monetária na quinta-feira do Banco Central Europeu, que em março lançou um pacote de estímulos com medidas que podem ajudá-los a lidar com o crescimento lento e o ambiente de juros baixos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,08 por cento, a 6.410 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,69 por cento, a 10.421 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,56 por cento, a 4.591 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,14 por cento, a 18.658 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,96 por cento, a 9.147 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,68 por cento, a 5.071 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos