Ações chinesas fecham em alta, mas têm pior semana em 3 meses
XANGAI/CINGAPURA/TÓQUIO (Reuters) - As ações chinesas fecharam esta sexta-feira em alta, com o avanço dos setores de consumo e tecnologia compensando a queda de papéis ligados a matérias-primas, mas os principais índices acionários do país tiveram seus maiores declínios semanais em três meses.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, reverteu as perdas iniciais e terminou em alta, assim como o índice de Xangai. Na semana, os índices acumularam queda de 3 e 3,9 por cento, respectivamente, seus piores desempenhos semanais desde o fim de janeiro.
Outros índices acionários no continente fecharam em queda, afastando-se das máximas em 5 meses e meio, reagindo a balanços corporativos decepcionantes nos Estados Unidos.
No entanto, as ações japonesas subiram após uma reportagem sobre uma possível mudança da política monetária do banco central derrubar as cotações do iene.
O índice Nikkei do Japão alcançou sua máxima em 11 semanas e meia, ampliando os ganhos da semana para 4,3 por cento.
O iene enfraqueceu após uma reportagem da Bloomberg News dizer que o Banco do Japão pode considerar adicionar juros negativos ao seu programa de empréstimos para instituições financeiras.
Às 7:25 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,82 por cento, um dia após alcançar seu maio nível desde o começo de novembro. Com a queda, os ganhos da semana diminuíram para 0,4 por cento.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,20 por cento, a 17.572 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,72 por cento, a 21.467 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,23 por cento, a 2.959 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,45 por cento, a 3.174 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,33 por cento, a 2.015 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,38 por cento, a 8.535 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,69 por cento, a 2.940 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,69 por cento, a 5.236 pontos.
(Por Samuel Shen, Pete Sweeney, Nichola Saminather e Hideyuki Sano)