Cresce procura por alternativas ao Whatsapp após bloqueio do aplicativo no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - Após o bloqueio do serviço de mensagens WhatsApp no Brasil por determinação da Justiça nesta segunda-feira, os usuários que buscaram no aplicativo Telegram uma alternativa para se comunicar estão enfrentando dificuldades.

Mais de 100 milhões de usuários do aplicativo foram afetados pela decisão do juiz Marcel Maia Montalvão, titular da vara criminal da cidade sergipana de Lagarto, de bloquear o aplicativo por 72 horas em todo o Brasil, de acordo com a assessoria de imprensa do Whatsapp, que pertence ao Facebook.

O rival Telegram, serviço de mensagens conhecido por sua ênfase em criptografia e segurança, não conseguiu lidar com o forte aumento da demanda em apenas algumas horas e passou por problemas técnicos nesta segunda-feira.

Em mensagem divulgada no perfil do aplicativo no Twitter, a empresa se desculpou por atrasos causados no envio de códigos de acesso aos novos usuários.

"Desculpe, Brasil! Suas redes móveis não conseguem processar tantas verificações por SMS quanto estamos enviando. Mais de um milhão de usuários já se juntaram (ao aplicativo), mais estão aguardando", disse a empresa.

Já o aplicativo Hotspot Shield VPN, criado pela empresa AnchorFree, que possibilita o acesso a sites bloqueados, divulgou aumento de 185 mil instalações até as 18h30 desta segunda-feira, de acordo com informações da AnchorFree.

A empresa divulgou também que estima um total de 1,2 milhão de instalações no Brasil nas próximas 72 horas.

(Por Natália Scalzaretto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos