Principal índice europeu fecha na mínima de 3 semanas por mineradoras e bancos

Por Atul Prakash e Danilo Masoni

LONDRES/MILÃO (Reuters) - O principal índice acionário europeu recuou para a mínima de três semanas nesta terça-feira, pressionado pelas ações do Commerzbank após o tombo de seu lucro e por mineradoras em meio aos preços mais baixos dos metais.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve queda de 1,74 por cento, a 1.1318 pontos, menor nível de fechamento desde 12 de abril.

O banco alemão Commerzbank caiu 9,6 por cento após divulgar um tombo de 52 por cento do lucro líquido no primeiro trimestre, afetado pela volatilidade dos mercados de capital e pelos juros baixos.

Operadores disseram que reportagens sobre a participação do banco alemão em um esquema de evasão fiscal também pressionaram. O Commerzbank disse em comunicado que seus sistemas internos garantem que todas as operações sejam consistentes com a lei alemã.

O índice bancário STOXX Europe teve baixa de 3,7 por cento, enquanto o índice de matérias-primas caiu 6,4 por cento. Os preços dos principais metais industriais se desvalorizarem na sequência dos dados desta terça-feira mostrando que a atividade industrial chinesa encolheu pelo 14º mês seguido em abril.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,90 por cento, a 6.185 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,94 por cento, a 9.926 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,59 por cento, a 4.371 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 2,46 por cento, a 17.966 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 2,85 por cento, a 8.764 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,65 por cento, a 5.002 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos