Glencore passa a ser maior acionista da mineradora australiana Atlas Iron

SYDNEY (Reuters) - A Glencore tornou-se a acionista majoritária da mineradora australiana especializada em minério de ferro Atlas Iron, que enfrenta dificuldades, após uma transação de troca de dívidas por ações, dando à mineradora e comercializadora sua única exposição direta à produção da matéria-prima para fabricação do aço.

A Glencore tem atuado como intermediária na compra e venda de minério de ferro para terceiros desde 2008, mas vinha evitando, tanto por projetos quanto por circunstâncias, o lado produtivo do setor, que é dominado por Vale, Rio Tinto e BHP Billiton.

A subsidiária da Glencore Maru Sky fechou mais cedo neste a aquisição de uma parte da dívida da Atlas, conforme a mineradora australiana de menor porte negociou com credores para evitar um colapso como decorrência dos fracos preços do minério de ferro.

A Atlas disse ao órgão regulador de valores mobiliários da Austrália que a Maru Sky havia convertido a posse de suas dívidas em 8,47 por cento de ações, tornando-a a maior acionista única da Atlas Iron. O segundo maior acionista é o Commonwealth Bank of Australia, com 6,36 por cento.

A Glencore, em posicionamento enviado à Reuters por e-mail, disse que não produz minério de ferro próprio, mas que detém os direitos de venda de uma parte da produção da Atlas devido a um acordo de fornecimento.

(Por James Regan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos