Ações europeias terminam praticamente estáveis com alta de mineradoras e queda de Eutelsat
Por Danilo Masoni
MILÃO (Reuters) - As ações europeias encerraram a sessão desta segunda-feira praticamente estáveis, recuperando perdas anteriores, com a força das ações de mineração compensando a fraqueza geral e a Telecom Italia em destaque após seus planos de corte de custos.
O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300, que chegou a cair 0,6 por cento, terminou com variação negativa de 0,04 por cento, a 1.315 pontos. Os volumes foram baixos, com os mercados da Alemanha e da Suíça fechados por feriado.
Os ganhos do setor de mineração, que subiu na esteira dos preços mais firmes dos metais, sustentaram o mercado, enquanto a mineradora Anglo American também se beneficiou da melhora de classificação pelo Bank of America Merrill Lynch.
A Telecom Italia subiu 3 por cento, com os investidores aceitando bem o movimento do maior grupo de telecomunicações da Itália de mais que dobrar sua meta de corte de custos em seu novo plano de negócios.
Entretanto, a Eutelsat - que despencou 27,6 por cento na sexta-feira após a companhia reduzir sua perspectiva - teve forte queda novamente, de 6,8 por cento, após o Morgan Stanley cortar sua classificação para "underweight", ante "equal weight".
.Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,21 por cento, a 6.151 pontos.
.Em FRANKFURT, o índice DAX não abriu para negócios.
.Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,18 por cento, a 4.312 pontos.
.Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,04 por cento, a 17.737 pontos.
.Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,45 por cento, a 8.682 pontos.
.Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,68 por cento, a 4.856 pontos.